segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Turmas de alfabetização reúnem histórias de vontade e garra - 12/11/2009 17:50:00

Com o acesso a leitura e a escrita, milhares de vidas vem sendo transformadas com o Programa Paraná Alfabetizado, ao longo dos seus cinco anos de existência. Esse programa tem servido de estímulo para que pessoas de várias idades, que tiveram negado o sonho de frequentar a escola.

Em Cornélio Procópio, Norte do Estado, em uma turma de aproximadamente 15 alunos, com idade entre 21 e 80 anos, lições de vida são aprendidas diariamente, segundo a professora Laura Aparecida Molina de Souza. Há apenas cinco meses no programa, ela se diz realizada. “Sempre atuei na educação infantil e não tinha a idéia de quanto é valioso essa troca de conhecimentos. É uma emoção diferente daquela quando a criança aprende algo, pois a gente sabe que esse é o percurso natural das coisas, agora quando essas pessoas experientes aprendem algo, é uma alegria muito grande para mim.”

Laura conta que todos são alunos dedicados, interessados e dificilmente faltam às aulas. Eles frequentam a escola quatro vezes por semana. Elza Maria Soares, 69 anos, mãe de sete filhos e avó de 14 netos, participa há dois anos do Paraná Alfabetizado. Seu pai era professor, mas ela nunca pode sentar num banco escolar. “Eu e meus irmãos nunca pudemos ir para a escola, era proibido. Ele dizia que tínhamos que trabalhar que não era preciso estudar.”.

Hoje, Elza está cada vez mais feliz e motivada. Ela recebeu na igreja o convite para ingressar no programa e não se arrepende. “Tenho aprendido muito, hoje sei os números, as letras, consigo escrever meu nome, faço compras com tranquilidade”, relata contente.

PATRÕES – João Antonio da Silva, 59 anos, mecânico de profissão, nunca teve a oportunidade de estudar. Foi com o incentivo dos patrões que hoje ele sabe ler e escrever. “Comentei com a minha patroa que queria muito poder estudar, pois tinha vergonha de não saber nem escrever meu nome. Também que queria muito saber ler, até para me aprofundar na minha profissão que se atualiza dia a dia. Então com a ajuda dela entrei no programa. O incentivo deles foi muito importante pra mim, eles acreditaram que eu podia”, contou.

Segundo dados do Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, havia no Paraná aproximadamente 649 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabiam ler e escrever. Hoje, mais de 347 mil pessoas já passaram pelo processo de alfabetização nos 399 municípios paranaenses. Ou seja 53% da população que se dizia analfabeta no Paraná em 2000 já passaram pelas mais de 21 mil turmas de alfabetização do programa. Programa coordenado pela Secretaria de Estado da Educação que tem como parcerias a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime), prefeituras e organizações governamentais e da sociedade.

Outro exemplo de cidadã que está tendo sua vida transformada é o da dona de casa Nilza de Oliveira, de 68 anos. Há dois anos no programa, ela é uma das alunas mais aplicadas e já está preparada para frequentar as salas da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ESPECIAL – Já dona Léia Silva Lucas, 45 anos, também aluna há dois anos está a cada dia mais motivada. Ela que tinha um pouco de conhecimento hoje está muito contente com tudo o que aprendeu e muito feliz em poder participar das aulas na companhia do seu filho Adriano.

Adriano tem 21 anos e é aluno com necessidades especiais. Frequenta pelas manhãs a Apae onde é assistido e assessorado por profissionais qualificados e, à tarde, frequenta a sala de aula com sua mãe e diversos colegas. Para a mãe, as atitudes do filho têm mudado bastante depois de ele ingressar no programa. “É muito bom vir à escola e trazer o Adriano, sinto a cada dia o esforço dele em querer aprender, sem contar com o convívio com as demais pessoas, isso sem dúvida é muito importante para o desenvolvimento dele”, contou.

Exemplos como esses só são possíveis através de empenho, dedicação e parcerias. Por isso o Paraná com o intuito de mobilizar a população para as ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos, criou a Caravana da Alfabetização, que percorre os municípios do estado instigando a população a se engajar no programa. A Caravana tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de alfabetizar as pessoas que ainda não sabem ler e escrever, pois esses são direitos básicos e elementares da cidadania.

FONTE:  Agência Estadual de Notícias Estado do Paraná - disponível em http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=52123

Nenhum comentário:

Postar um comentário