sábado, 28 de novembro de 2009

A Lei e sua aplicação no contexto atual.


No artigo al. 205 da Constituição Federal fica evidente que a educação é direito de todos
.”A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Quando o artigo fala em pleno desenvolvimento, se refere a formação integral com direito à cultura, às práticas esportivas, à convivência social e ao cuidado com o meio ambiente. O indivíduo deve ser formado para exercer sua autonomia, onde poderá expressar-se livremente.
A lei parece perfeita, onde tudo é respeitado e garantido, mas ao entrarmos em contato com a realidade constatamos que não é bem assim que funciona. Temos alunos que não respeitam o patrimônio público,pais que passam toda a responsabilidade da educação de seus filhos para a escola e o Estado deixa sua responsabilidade nas mãos dos banqueiros, que passam a comandar a ditar regras dentro das escolas públicas.
Temos consciência de que o ser humano é um ser social, mas não podemos esquecer que precisa ser ensinado a viver em sociedade. A educação deve ter início na família, onde o indivíduo aprenderá a conter seus impulsos e a pensar no bem comum. A maioria das crianças que recebemos na escola chegam sem limites com o individualismo muito acentuado, pois a grande parte deles não possuem pais ou responsáveis que os orientem. Estas crianças crescem sem vinculo afetivo,pois seus pais saem pela manhã e os deixam em creches,quando chega a idade de freqüentarem a escola largam na escola e só aparecem para pegar os boletins, isto quando aparecem. Assim cabe mais esta responsabilidade ao educador, formar nos educandos uma consciência social. Os professores devem buscar novos métodos que possam ajudá-los nesta luta contra o individualismo e o caos social que estamos vivendo no momento,onde o que vale é “ser esperto “ é levar vantagem sempre. Os alunos devem ser estimulados a pensar, sem oprimi-los ou silenciá-los. O professor deve ter o diálogo como produção e transformação do significado de solidariedade, democracia e justiça social.Comênio que viveu numa época em que iniciava o capitalismo e se instalava a racionalização da atividade produtiva, foi uma voz solitária que dizia:"Devemos ensinar tudo a todos.Ensinar para a paz.Ensinar para transformar o mundo numa escola, para o progresso geral." Quem diria que este pedagogo viveu no século XVII, e com idéias e ideais tão atuais para o século XX?

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