terça-feira, 24 de novembro de 2009


Programa de Alfabetização do Governo Aécio tem avaliação positiva

Publicado em 29 October 2009 por Minas em Pauta
Em Minas Gerais, todos os alunos de oito anos de 80,5% das escolas estaduais sabem ler e escrever com autonomia. Há três anos, este índice era de 44%. Esses números foram apresentados nesta quarta-feira (28) pelo coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wellington Silva. O Caed é a instituição que realiza a análise externa do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) da Secretaria de Estado de Educação.
Para a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o desafio agora é diagnosticar e desenvolver estratégias específicas para o avanço das quase 20% das escolas que ainda não alcançaram este resultado.
O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O programa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e foi desenvolvido por meio da parceria entre a SEE, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A avaliação do Proalfa identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos e é parte da estratégia da SEE para alcançar a meta de que em Minas toda criança saiba ler e escrever até os oito anos de idade. Os testes são anuais e aplicados em todos os alunos das redes estadual e municipais nas escolas urbanas e rurais e identifica o nível de aprendizado de cada aluno. O intervalo entre a aplicação dos testes e o resultado possibilita ações de intervenção na aprendizagem.
A avaliação é censitária para os alunos do 3º ano (8 anos de idade) e amostral para os do 2º e 4º anos. A censitária é uma avaliação nominal, que identifica o nível em que se encontra cada aluno e possibilita intervir em sua aprendizagem de forma pontual e individualizada, se necessário. A amostral produz indicadores de alfabetização para subsidiar o processo de intervenção pedagógica na escola.
Minas Gerais ainda é o único estado do país que avalia os níveis de alfabetização dos alunos das redes públicas estadual e municipais, anualmente, de modo universal, incluindo os alunos das áreas rurais. Em 2009, todos os municípios aderiram ao Proalfa. O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão aptos a serem utilizados pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização.
Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Proalfa se consolida como um poderoso instrumento de políticas públicas transformadoras na área de Educação já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.
Resultados do Proalfa
O universo de alunos avaliados aumentou. Na rede estadual a participação geral dos alunos do 3º ano passou de 81% em 2008 para 91,1% em 2009. Efetivamente, participaram 117.391 alunos da rede estadual de ensino neste ano. No ano passado foram 112.604 estudantes, o que representa um crescimento de 4,3% de alunos avaliados.
As redes municipais apresentaram grande aumento no percentual de participação dos alunos com a adesão das escolas dos municípios de Betim, Contagem e Juiz de Fora que não participaram das edições anteriores do Proalfa. A rede municipal aumentou em 20,3% o número de alunos avaliados no período de 2008-2009. Ao todo, participaram 314.316 alunos da rede pública de ensino (estadual e redes municipais) do Proalfa/2009.


Ano Taxa de alfabetização (%)
2000 83.3
2001 83.3
2002 83.3
2003 86.4
2004 86.4
2005 86.4
2006 86.4
2007 88.6
2008 88.6
2009 88.6

 

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