sábado, 28 de novembro de 2009

Contextualização do planejamento

Na interdisciplina de Linguagem precisávamos elaborar um plano de aula para um dia letivo ,que seria aplicado mais tarde. Temos visto o quanto é importante valorizar os conhecimentos dos alunos, principalmente do aluno EJA, como estou sem turma,não estava conseguindo contextualizar uma turma para elaborar o planejamento,então entrei na turma de EJA T1/T2 para passar um recado e eles lembraram-me da atividade que havia realizado com eles e a partir deste contexto consegui desenvolver o planejamento de uma aula.
O trabalho anterior foi de interesse para esses alunos , pois se sentiram entusiasmadas com a possibilidade de poderem expressar o seus conhecimentos, buscaram artigos, fotos, reportagem sobre os negros ilustres do nosso país, depois construiram um mural com as informações.
O aproveitamento real dessa atividade teve uma relação direta com o trabalho prévio de despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem da língua escrita,relacionando com um assunto de interesse de todos. A partir disso as possibilidades de escrita e conhecimento foram se multiplicando,no entanto, o objetivo deste novo planejamento de um dia é de acrescentar conhecimentos de textos escritos com uma coesão entre o que ja conhecem e a possibilidade de aperfeiçoar a oralidade e a produção textual destes alunos, sendo que o texto escolhido “Racismo é burrice”, não é totalmente estranho a eles , facilitando uma interação com o material e permitindo aos alunos perceberem que seus conhecimentos podem ajudar uns aos outros. Também o projeto que esta sendo desenvolvido na escola sobre a consciencia negra não os deixa fora do contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário